ESTRUTURA DE EDUCAÇÃO: DECROLY



Na passagem do século XIX para o XX, surgiu um movimento educacional muito relevante denominado de Escola Nova ou de Renovação Pedagógica. Ele uniu educadores de várias partes da Europa e da América do Norte e, aos poucos, foi-se espalhando para muitos países.
Na Escola Nova, o ponto de partida é tomar o educando, como centro das preocupações das propostas educativas. É importante destacar que, a criança passa a ter um papel ativo na sua própria formação. Do ponto de vista dessa pedagogia, o professor deve ser um “facilitador” na aprendizagem da criança, e também os conteúdos precisam ser selecionados, a partir dos seus interesses.
É importante salientar, também, a grande influência da Psicologia para a Escola Nova. Esta enorme atenção dada a criança dentro de um contexto marcado pelo desenvolvimento de estudos psicológicos sobre a criança. O século XX é chamado, na área da educação, como "o século da criança".
É importante, ainda, mencionar que essa pedagogia defende a adoção de métodos ativos, para poder proporcionar uma formação ampla aos educandos. Também, ela prega que o ensino deveria estar relacionado às questões práticas da vida dos (das) estudantes.
Outras características do movimento da Escola Nova são a valorização da individualidade de cada aluno (a), dos ritmos de diferenciados de aprendizagem, assim como a autonomia, a criatividade, a liberdade de expressão e a socialização. Nessa pedagogia procura-se incentivar a construção de dinâmicas em grupo, e também uma diversidade de atividades1.
Dentro dessa perspectiva, vale destacar que no Brasil o movimento da Escola Nova surgiu, a partir da década de 20. Nessa época, o mundo vivenciava uma crescente industrialização e urbanização, o que despertou a atenção de um grupo de intelectuais brasileiros que procuraram trazer as concepções pedagógicas do já mencionado movimento da Escola Nova iniciado na Europa, para preparar o país para seguir esse ritmo de desenvolvimento.
O movimento ganhou força na década de 1930, após a divulgação do Manifesto da Escola Nova (1932). Nesse documento, apoiava-se a universalização da escola pública, laica e gratuita. Entre os nomes destacados que assinaram o documento estão: Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Cecília Meireles.
Comentando, mas especificamente sobre o trabalho do belga Ovide Decroly verifica-se que o mesmo defendia uma escola centrada no educando e não no professor, que preparasse os educandos para a vida social, ao invés de fornece-lhes somente conhecimentos para a formação profissional. Seu lema era “Escola pela vida e para a vida”.
Decroly, igual a Maria Montessori, começou interessando pelos problemas com deficientes mentais. Cabe destacar que no ano de 1901, ele fundou em sua própria residência em Bruxelas o centro educativo École d'Enseignement Spécial pour Enfants Irreguliers. No ano de 1907, esse pensador criou em Ixelles a instituição École de l’Ermitage, a famosa «École pour a vie par a vie» onde teve a possibilidade de aplicar os métodos e materiais anteriormente experimentados com crianças que ele denominava de "irregulares" desta vez com crianças de "inteligência normal".
Outra questão relevante é que esse pensador propôs um ensino que se desenvolvesse através de centros de interesse. Os centros de interesse destinavam-se principalmente às crianças das classes primárias, e também eram organizados, de acordo com a faixa etária dos (as) alunos (as).
O princípio da globalização de Decroly se baseia na ideia que, o educando aprende as coisas de forma global e só posteriormente atenta nos pormenores.
A ideia básica dos centros de interesse é trabalhar os conteúdos de forma integrada e basear nos interesses e nas necessidades infantis. Veja abaixo uma citação para complementar a ideia:

Os centros de interesses, são um processo de ensino que consiste em agrupar à volta dum mesmo assunto que interessa à criança um conjunto de noções a aprender, de mecanismos a montar, de hábitos a adquirir, condição do perfeito desenvolvimento do ser no meio em que vive e ao qual ele se adapta. A técnica dos Centros de Interesse – ao mesmo tempo livre e orientada pelo educador, principalmente aplicada a aquisição de conhecimentos, serve também para a educação psicológica, ao despertar do sentido social e à formação moral (BASSAN, 1978, p.17)

Decroly sistematizou algumas necessidades essenciais das crianças: de se alimentar, de lutar contra as intempéries (calor, frio, umidade, vento, etc.), de se defender contra os perigos e inimigos diversos (limpeza, doença, acidentes, etc.), de se recrear; à qual se acrescenta a necessidade de repouso, de solidariedade e de trabalhar solidariamente.

(Fonte:http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/didatica/unidade2/propostas_de_trabalho_integrado/unidade2_3.html)


Os centros de interesse teriam que ser desenvolvidos, a partir de três tipos de exercícios: a observação (feita através do contato direto com os objetos, com a utilização de material variado e manipulável), a associação (noção de espaço e tempo), e também a expressão (através da leitura, escrita, cálculo, desenho, trabalho manual).
Decroly preferia os trabalhos em grupos na sala de aula, já que, a educação deveria preparar o indivíduo para o convívio em sociedade. Por fim, cabe destacar que ele tinha a visão que não só a palavra é um meio de expressão, mas também o corpo, o desenho, a construção e a arte.

Referências bibliográficas

BASSAN, Valdir José. Como interessar a criança na escola. Coimbra: Almedina, 1978.

Sites

AESCOLANOVA. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

EDUCACIONAL. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

EEIBOUGAINVILLE. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

IPV. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

PEAD. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

PEDAGOGIAEMFOCO. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

PEDAGOGIAESPIRITA. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

__________________. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

SHVOONG. Disponível em:
.Acesso em: 14 jun. 2010.

SLIDEBOOM. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

UFGD. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

UFRGS. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

WIKILINGUE. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

__________. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

WIKIPEDIA. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2010.

WORDPRESS. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

YOUTUBE. Disponível em:
. Acesso em: 14 jun. 2010.

COMPONENTES DO GRUPO:

Jaqueline Soares
Luana Moreira
Renata Sevillano
Tâmara Talissa